Rádio Cena 10

domingo, 3 de dezembro de 2017

Diadema entrega mais de setenta casas com novo conceito social

Para atender as famílias carentes que estão recebendo há anos o auxílio aluguel, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema entregou 160 apartamentos, no Conjunto Pau do Café, em abril, e agora, 77 moradias, no Núcleo Beira Rio. (Foto: Marcos Luiz/Divulgação/PMD)

Neste sábado, um grupo de 77 famílias abriu uma nova fase em suas vidas e também para Diadema, dentro do conceito de moradia. O evento marcou o lançamento do “Programa Bem-Viver, Mudando Realidades, Cuidando de Você”. Para a concretização do Empreendimento Habitacional de Interesse Social Beira Rio foram investidos R$ 5.066.082,82, da Prefeitura de Diadema, e R$ 2.671.888,27 provenientes do Governo Federal. Na ocasião, também foram entregues o Centro Comunitário do Morro do Samba e Beira Rio, que foi totalmente reformado, a Horta Comunitária e os dez painéis artísticos de graffiti, pintados por artistas convidados pela Casa do Hip Hop.


Bem-Viver - De acordo com a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Gonçalves, agora, com a criação do Programa Bem-Viver, a Prefeitura de Diadema não vai apenas entregar as chaves da nova moradia aos beneficiários egressos do Auxílio Aluguel. “Precisamos estimular e dar condições para que esses novos moradores não se tranquem em casa, afastando-se do convívio social e do espaço público. Quando isso ocorre, formam-se guetos que não permitem que a comunidade se apodere da sua localidade”, explicou.

“Gerenciado pela Sehab, mas executado por várias secretarias municipais, com o Programa Bem-Viver os moradores de núcleos habitacionais deixam de receber apenas obras para receberem mais integração e empoderamento para com seus espaços públicos”, finaliza a secretária. “Um exemplo concreto disso é que, já no início do próximo ano, o Beira Rio e o Morro do Samba vão realizar um plebiscito para que os moradores escolham um novo e único nome para batizar a ‘vila’ formada pelos dois núcleos. Essa nova ‘vila’ vai permitir a ambos os núcleos romperem os muros invisíveis da segmentação, fazendo com que sintam-se mais integrados com a cidade como um todo”, disse Regina.

Moradias - Este ano, para atender as famílias carentes que estão recebendo há anos o auxílio aluguel, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema entregou 160 apartamentos, no Conjunto Pau do Café, em abril, e agora, 77 moradias, no Núcleo Beira Rio. A construção, agora inaugurada, foi iniciada em setembro de 2014. Nela, foram edificados 60 sobrados e 17 embriões, que são casas cuja construção do pavimento superior fica por conta da própria família.

Onde fica:
Rua Beira Rio, s/nº - Serraria (atrás do Hospital Estadual de Diadema)



Cada sobrado terá sala, cozinha, sanitário, lavanderia e dois dormitórios. Para segurança dos moradores, todas as escadas têm corrimão instalado. As áreas frias (lavanderia e sanitário) são entregues com piso e revestimento cerâmicos. Já a pintura e o piso internos ficam por conta do morador, que receberá as paredes com gesso e todos os cômodos com contra-piso.

Além dos sobrados e embriões, o Núcleo Beira Rio também recebeu obras de recuperação das tubulações da rede de esgoto, recapeamento das ruas com intertravados e massa asfáltica, colocação de guias e sarjetas, implantação de calçadas, iluminação pública, realocações de postes, novos pontos de iluminação, podas de árvores e plantio de grama em áreas vazias para evitar descarte de entulhos. Por fim, o empreendimento que marca a primeira ação do Programa Bem-Viver, ganha também uma horta comunitária e 10 painéis artísticos de graffiti.

Bem antes da conclusão das obras, a Sehab começou a orientar as famílias que vão ocupar as novas moradias. Por isso, ao receberem as chaves, os moradores estão cientes de uma série de compromissos e obrigações perante à Prefeitura e Governo Federal. As moradias, por exemplo, não podem ser vendidas nem ampliadas. Também é proibido descaracterizar a fachada do imóvel e demolir as paredes. O consumo de água e luz é individualizado, ou seja, cada moradia vai pagar seu próprio consumo.

As novas ruas do empreendimento estão sendo oficializadas com nomes e CEPs para favorecer a vida dos novos moradores, que optaram batizar as vias com nomes pertinentes a Minas Gerais. A principal via do núcleo, por exemplo, foi batizada de “rua Serra do Cipó”.

Uma das beneficiadas, a aposentada Maria José Gonçalves, de 68 anos, está contente com a nova moradia, na qual vai morar com o filho. Já que a unidade que lhes coube é uma casa embrião, eles poderão contar com a orientação técnica da Sehab, para construir o segundo pavimento. Ela conta que até dois anos atrás, morava em um barraco, naquele mesmo local. “Essa nova casa é uma benção”, comemora ela.

Centro Comunitário - Para a direção da Associação dos Moradores do Morro do Samba e Beira Rio, cuja reforma do Centro Comunitário vai ser agora oficialmente entregue, a chegada das novas 77 famílias vai dinamizar os trabalhos da entidade. “A nossa sede está totalmente reformada e de portas abertas para receber esses moradores que estão chegando”, explica o vice-presidente Erivaldo Rodrigues de Souza, o “Barriga”.

Segundo o dirigente, no Centro Comunitário são oferecidos cursos de música, dança, teatro, capoeira e outros, além de espaços onde acontecem atividades de promoção de saúde, segurança alimentar, dentre outras. “O salão social para realização de festas e eventos diversos é também bastante usado pela comunidade”, finaliza. Durante as obras de reforma geral do Centro Comunitário, foram restaurados as salas da administração e de cursos, o consultório médico, a cozinha, a recepção, os sanitários e, por fim, o pátio externo que ganhou alambrados novos.

Painéis Artísticos - Já pondo em prática a filosofia do Programa Bem-Viver cuja finalidade é que os moradores de núcleos habitacionais gostem e achem bonitos seus próprios espaços, a Sehab fez parceria com a Secretaria de Cultura para a pintura de graffitis, no Beira Rio e Morro do Samba. O grupo de dez artistas, liderado pelo oficineiro da Casa do Hip Hop, Edgar Dego, vai estampar nos muros desses núcleos, pinturas com temas positivos para contribuir para o embelezamento da comunidade local. Cada pintor terá uma área de 2,5m X 5m, aproximadamente, para expressar seu trabalho.

Horta Comunitária - Com a colaboração da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema, também parceira da Sehab, no Programa Bem-Viver, a população dos núcleos Morro do Samba e Beira Rio está ganhando uma Horta Comunitária de 500 m², aproximadamente. Com o plantio, as famílias envolvidas nesse trabalho vão poder melhorar e diversificar sua alimentação com verduras e legumes orgânicos. Se houver produção excedente, o cultivo poderá contribuir com a geração ou complementação de renda dessas famílias. (Marcos Luiz/PMD)




Nenhum comentário:

Postar um comentário